Conquiste mais autoridade com a área de Blog da Yooper

Sabia que o blog pode melhorar o alcance do seu e-commerce e até aumentar as vendas dos seus produtos e serviços? Por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO, essa ferramenta se torna poderosa para garantir ainda mais resultados, impulsionando os algoritmos e fazendo com que sua marca ganhe destaque e autoridade nas pesquisas orgânicas no Google. Vem saber mais!

Saiba Mais!

Blog

Ao contrário do que se pensa, ter um blog para a sua marca ainda é uma estratégia extremamente eficiente para quem tem o objetivo de ranquear bem um site, ter maior representatividade em palavras-chave relevantes para um nicho e, claro, se posicionar como especialista do segmento. Aqui no Yooper nós temos uma área exclusiva dedicada a cuidar de blogs. Somos especialistas em criar blogs do zero, criando toda uma estrutura personalizada e auxiliando desde a configuração do domínio e do banco de dados

até a entrega final de um ambiente com layout personalizado para a sua marca. A ideia do serviço é operar com duas palavras: qualidade e autonomia. Por isso, somos responsáveis por operacionalizar todos os processos que envolvam o seu blog. Também cuidamos da estratégia de conteúdo como um todo, podendo atuar em blogs que já existem e já possuem uma operação ativa.

Layouts otimizados para o usuário

Criar um layout amigável e coerente com sua estratégia pode ser a diferença para gerar resultados escaláveis no futuro. Códigos limpos e extensões de SEO também são uma das nossas preocupações para garantir a indexação correta de seu blog.

Conteúdo inteligente e multifuncional

Quais são as pautas que o seu consumidor busca e quer ler? Como podemos engajá-lo e fazê-lo se conectar com sua marca? A Yooper conta com um time especialista na elaboração de bancos de pautas que atendam a todos os seus objetivos, levando a melhor experiência em conteúdo para seu consumidor.

Estrutura completa de recursos e ferramentas

Nosso time cuida não só do visual do seu Blog, mas também do layout e das imagens de cada post, gerando a melhor experiência em leitura para o seu consumidor. Além disso, também nos mantemos atualizados sobre ferramentas de posts em áudio, otimização para SEO, integração com redes sociais, carrosséis e muito mais.

Otimização para SEO e Redes sociais

Nosso objetivo é garantir que a estrutura englobe vários recursos possíveis e as melhores palavras-chave, por isso investimos em quizzes e outros materiais interativos, como imagens, vídeos, infográficos e carrosséis personalizados que enriquecem o conteúdo e deixam as postagens mais atrativas e fluidas.

#Eles confiam na Yooper

Blog: o que é e como criar um blog de sucesso?

No final dos anos 90, um blog nada mais era que um diário virtual. Com o tempo, algumas pessoas e empresas começaram a visualizar essa mídia como uma oportunidade de comunicação diferenciada com seus seguidores ou clientes. E, assim, surgiu o gigantesco universo dos blogs.

Vamos apresentar para você o que é um blog, para que serve e daremos algumas dicas de ouro para criar um blog de sucesso. Continue acompanhando e faça uma boa leitura!

O blog é uma versão abreviada de “weblog”, um jornal online que apresenta informações, muitas vezes, relacionadas a um tema específico. A título de curiosidade, existem cerca de 600 milhões de blogs no mundo e mais de 2 bilhões de posts sendo publicados todos os anos. Muita coisa, não é mesmo?

No Brasil, os posts em blogs são as táticas de marketing de conteúdo mais utilizadas por 64,5% das empresas, de acordo com a Content Trends 2019.

O sucesso desse formato tem várias explicações plausíveis, mas uma delas não tem como negar: criar um blog é incrivelmente fácil. Afinal, você não precisa entender de códigos ou saber programar para isso. Em menos de uma hora poderá espalhar seu conteúdo para o mundo.

Qual foi o primeiro blog brasileiro?

A primeira pessoa a publicar um blog no Brasil foi Nemo Nox. Isso aconteceu em 1998, quando ele criou O Diário da Megalópole, em que escrevia sobre suas experiências pelo mundo e, principalmente, suas vivências na cidade de São Paulo.

Diferentemente dos blogs lá de fora, que focavam em um diário virtual mais parecido com “meu querido diário”, Nemo não compartilhava tanto sobre a sua vida pessoal. Seu blog era mais voltado para suas experiências culturais na megalópole.

Um aspecto importante de destacar é que, no início, as páginas eram criadas em HTML e enviadas por FTP. Ou seja, naquela época não existiam as facilidades de uma plataforma automatizada como existem aos montes atualmente.

Para que serve um blog?

Esse formato de conteúdo tem inúmeros propósitos, seja um blog pessoal ou um blog corporativo, ele traz mais visibilidade ao tema abordado. Especialmente às empresas, o conteúdo consistente aliado a uma atualização constante ajuda a classificar seu site nas primeiras posições do Google.

Isso contribui para que você chame a atenção dos seus clientes e potenciais consumidores de maneira mais eficiente. Com um blog, seu negócio permanece competitivo, fazendo com que seu site esteja sempre aparecendo nos resultados de busca.

Basicamente, o objetivo de um blog é conectar você ao seu público, enviando leads de qualidade para o seu site. Dessa forma, quanto mais frequentes e relevantes forem as suas publicações, maiores as chances do seu site ser descoberto e visitado pela sua persona.

Vale destacar que ter um blog, independentemente do segmento, permite que você se torne uma autoridade no seu nicho e construa sua identidade.

Quando você aproveita seus conhecimentos para criar conteúdos informativos e super envolventes, pode deixar seu negócio mais confiável, o que é extremamente importante se a sua marca for jovem. Essa estratégia garante maior presença online e aumenta a sua base de conhecimento.

Como uma agência de marketing digital, sabemos quão fundamental é estar por dentro das tendências e se ajustar a esse cenário que evolui constantemente. E uma área que tem sido consistente para muitos negócios são os blogs.

Mas por que criar um blog? Não importa se o seu negócio é online ou físico, ter um blog é essencial para ajudar no seu sucesso. Confira alguns motivos pelos quais este formato precisa estar entre as suas estratégias agora mesmo!

Ajuda a estruturar seu conteúdo

Promover seus produtos e serviços não é uma tarefa simples, principalmente em um ambiente altamente competitivo. É nessa hora que o blog se torna um recurso extremamente útil. Ele ajuda a representar seu negócio, mantém o interesse do público e promove sua marca.

Ao criar um blog, é possível divulgar vídeos, podcasts, entrevistas, entre outros conteúdos informativos e de entretenimento. Este formato é ótimo para incluir no seu site. Basta planejar uma linha editorial que faça sentido para o seu negócio e começar.

Atrai novos clientes

A publicação de conteúdos consistentes é uma ferramenta poderosa para aumentar o tráfego para o seu site. Com uma mãozinha das estratégias de SEO, como palavras-chave, títulos, meta descrições e outros processos, suas postagens se tornam um elemento valiosíssimo para ganhar visibilidade.

É bom saber que, a cada novo conteúdo criado, é adicionada uma nova página ao seu site. Essa técnica contribui imensamente para o SEO, pois oferece ao Google e a outros mecanismos de busca um motivo para rastrear periodicamente a sua página para encontrar um novo texto para indexar.

Cria uma comunidade em torno da sua marca

Esta é uma forma perfeita de promover sua marca e ainda criar laços duradouros com potenciais clientes. Compartilhar seus posts de blog nas redes sociais permite que sua empresa alcance um público mais amplo, construindo uma comunidade em torno das suas postagens. Você verá quão fantástico é perceber o aumento do número de novos visitantes nos seus relatórios mensais.

Contribui para a construção da sua reputação

Nada pode superar uma boa reputação. Por isso, entendemos porque montar um blog é tão relevante para qualquer segmento de mercado. Este é um investimento essencial que possibilita que você compartilhe sua perspectiva com seu público por meio de um formato que não vai morrer nunca.

Aumenta o senso de confiança

Muitas vezes, as pessoas recorrem a um blog para buscar respostas sobre uma infinidade de assuntos e costumam confiar em muitos desses textos. Os blogs elevam o nível de confiança com relação à sua empresa.

Por isso, certifique-se de fornecer conteúdos úteis e precisos, incentive as discussões e o compartilhamento dos posts. Assim, você verá que as pessoas que nem mesmo faziam ideia da existência da sua marca confiam na sua comunicação.

É bem comum a confusão entre blogs e sites. Afinal, um blog não deixa de ser uma espécie de site. Dificultamos? Vamos explicar melhor, vem cá!

Embora os blogs sejam um tipo de site, a diferença é que eles são atualizados regularmente com novos conteúdos, exibidos em ordem cronológica inversa. Ou seja, as postagens mais recentes sempre aparecerão no topo.

Portanto, enquanto o blog tem um formato mais dinâmico, os sites têm páginas estáticas e sem atualizações frequentes. Inclusive, um blog pode ser criado de maneira independente ou fazer parte de um site maior.

Por exemplo, a Yooper tem seu próprio blog. Enquanto nosso site oferece conteúdos menos dinâmicos, mas que informam sobre quem somos e os serviços que oferecemos, nosso blog proporciona postagens mais constantes e consistentes.

Como escrever para blogs?

Cada meio de comunicação tem suas regras de escrita. Com os blogs isso não seria diferente, não é mesmo? No nosso blog, por exemplo, os parágrafos são mais curtos e as informações bem divididas para que sua leitura não fique cansativa.

Isso não é por acaso! Para os blogs, é importantíssimo seguirmos o conceito de escaneabilidade. Ele é quem ajuda no desenvolvimento de uma postagem mais organizada, conquistando o leitor para que ele não feche a página antes de terminar a leitura.

O fato é: os blogs mudaram a maneira de escrever para a internet, pois percebemos que, diferentemente da leitura de um livro físico, uma produção de conteúdo para web requer informações que mesclam o texto com outros recursos, como vídeos, infográficos, etc.

Como criar um blog passo a passo

Antes de começar a criar seu blog, entenda o seu público. Faça algumas perguntas, como: qual o interesse deles? Quais assuntos posso abordar de acordo com a minha proposta?

Passo 1: Crie um domínio

Você precisará de um local para hospedar seu blog. Isso exige uma boa plataforma de gerenciamento de conteúdo, como a WordPress que, inclusive, é a que usamos aqui na Yooper.

Se a sua intenção for criar um blog gratuito, paramos por aqui. Entretanto, seu blog ficará hospedado no sistema de gerenciamento escolhido e a URL será: www.nomedoseublog.wordpress.com.

Portanto, se você não quiser que o nome da plataforma apareça no endereço do seu blog, é necessário registrar um domínio que ainda não exista. Dessa forma, seu blog terá esse tipo de URL: www.nomedoseublog.com.br.

Se você já possui um site para a sua em “www.suaempresa.com.br”, uma alternativa é criar um subdomínio, como este: blog.suaempresa.com.br. Em outras palavras, o subdomínio será acrescentado em uma seção própria do site do seu negócio.

Grande parte dos serviços de hospedagem cobram muito pouco para hospedar um domínio original. Entre os mais conhecidos, como HostGator, Locaweb, Hostinger e GoDaddy, o valor mensal não chega a R$ 10 por mês. Fala a verdade! Hoje em dia é muito mais acessível ter um blog, não acha?

Passo 2: Personalize o tema do seu blog

Após configurar seu domínio, chegou a hora mais divertida de fazer um blog: personalizar sua aparência. Independentemente de ser um blog gratuito ou não, as plataformas de gerenciamento oferecem temas incríveis.

Claro, quando você tem um domínio próprio, existem opções muito mais atraentes, mas isso fica a seu critério. O importante é optar por uma aparência que combine com o seu conteúdo.

Caso seu blog seja corporativo, um tema criado especialmente para a sua empresa pode ser mais interessante para manter a identidade da marca.

Passo 3: Agora é só criar seu primeiro post!

Se é um blog pessoal, você pode ficar livre para começar a escrever sobre qualquer coisa. Mas, se você usou este passo a passo para criar um blog corporativo, temos uma dica valiosíssima: comece com um artigo mais abrangente. Se você acabou de criar um blog de decoração, a primeira publicação pode abordar a importância de uma casa organizada.

Artigos mais segmentados podem ser um fiasco nesse momento, uma vez que sua credibilidade ainda não foi estabelecida. Por isso, antes de mostrar para as pessoas como fazer algo, procure mostrar que é uma autoridade no tema e pode ser uma fonte confiável.

Todo mundo quer montar um blog e ter sucesso com ele. Isso é inegável, senão você não estaria apresentando seu conteúdo para o mundo. Para isso, reunimos algumas dicas essenciais para aumentar sua visibilidade. Vamos lá?

Tenha foco

Blogs precisam de foco. Você precisa definir sua segmentação ou tema específico. Tente não fugir tanto do seu nicho. Isso garante maior fidelidade dos seus leitores. Por exemplo, se você tem um blog de moda plus size, seu público sabe onde se aprofundar sobre esse tema.

Mantenha a qualidade

Algumas pessoas ainda têm a ideia de que qualidade é ter um blog com uma enorme quantidade de conteúdo. Claro, isso vai acontecer com o tempo, mas você não precisa publicar textos rasos todos os dias. Seus posts devem ser consistentes e muito bem escritos. E isso exige dedicação e tempo.

Agregue valor

O que você pode ensinar a outras pessoas? Agregue valor na vida dos seus leitores. Crie tutoriais, publicações informativas que combinam textos com vídeos e outros formatos de conteúdo para ajudar pessoas a entenderem e descobrirem algo novo.

Promova o engajamento

Quão envolvente é o seu conteúdo? Seu blog incentiva as pessoas a lerem todo o post? Quanto mais as pessoas se envolvem com suas publicações, maior a probabilidade de elas comprarem produtos ou contratar os serviços da sua empresa, ou mesmo aderirem à sua ideia.

Torne-se uma autoridade

Quando nos referimos à autoridade, não se preocupe! Você não precisa de um PhD em gastronomia para criar um blog de receitas. É muito mais simples do que parece. Por exemplo, se você tem muitos seguidores nas redes sociais, pode direcionar o tráfego rapidamente para o seu blog.

Mas se você é comprovadamente um especialista em um assunto específico, já tem o conhecimento necessário para conquistar a confiança dos leitores. Então, basta organizar uma linha editorial e começar a disseminar seu conteúdo para o mundo.

Como pode ver, criar um blog de sucesso não é um bicho de sete cabeças. Além de rápido, é bastante acessível, principalmente se a intenção é obter um domínio próprio.

Agora que você entende melhor as vantagens competitivas que um blog traz para a sua empresa, o que está impedindo você de começar? Adicione este formato de conteúdo na sua estratégia agora mesmo. Basta marcar uma conversa conosco e nós ajudamos você!

FAQ

Principais dúvidas sobre Blog